Gulbenkian Carbono Azul

Gulbenkian Carbono Azul — Análise da viabilidade de intervenções em ecossistemas de carbono azul para a conservação e recuperação da biodiversidade e compensação da pegada de carbono da Fundação Calouste Gulbenkian.

Liderado pela Associação Natureza Portugal / World Wild Foundation (ANP / WWF) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian a BlueZ C entra como parceira deste desafio.
Objetivos:
Avaliar a viabilidade de intervenções de conservação e restauro de ecossistemas de carbono azul (sapais e ervas marinhas) em salinas no estuário do Tejo: salinas do Samouco em Alcochete
Gizar um plano de intervenção:
Identificar a área potencial de implementação e analisar a viabilidade legal e técnica de um projeto de conservação e restauro nas salinas do Samouco em Alcochete.
Desenhar detalhadamente as ações a realizar, stakeholders a envolver e metodologias de avaliação dos serviços ecossistémicos resultantes das intervenções.
Implementação & Gestão —restauro de sapal e ervas marinhas e monitorização dos serviços ecossistémicos das zonas restauradas, incluindo a biodiversidade, purificação da água e o sequestro de carbono a ser considerado como offset das emissões da Fundação Calouste Gulbenkian.

Objectivos

Análise da viabilidade de intervenções em ecossistemas de carbono azul para a conservação e recuperação da biodiversidade e compensação da pegada de carbono da Fundação Calouste Gulbenkian